Minha Smart TV não conecta à internet, o que fazer?

Minha Smart TV não conecta à internet, o que fazer?

O grande diferencial das Smart TVs com relação à televisores convencionais, é a capacidade de se conectar à internet e acessar diversos aplicativos que tornam a experiência de assistir TV muito mais completa. Por isso, quando uma smart TV não conecta à internet, perde grande parte de sua funcionalidade.

Se quer resolver facilmente o problema da sua Smart TV que não conecta à internet, não deixe de conferir nosso artigo!

Minha Smart TV não conecta a internet, o que devo fazer?

Sem dúvida, o sinal da internet para sua TV é tão importante quanto o próprio sinal do satélite. A falta de internet na televisão prejudica momentos de lazer como, por exemplo, assistir à Netflix com seus filhos.

Se em um primeiro momento sua televisão não estiver realizando a conexão wi-fi, isto poderá ser um problema tanto na própria televisão quanto no seu roteador. Por isso, é importante verificar ambos os aparelhos, para que você tenha certeza de qual deles está impedindo o sinal de chegar na sua televisão.

Quando o problema é na televisão

Primeiramente, é importante verificar se a conexão wi-fi está funcionando em outros aparelhos da sua casa, como por exemplo, celular, tablet e notebook. Se o wi-fi funciona sem problemas nestes aparelhos, o problema pode ser em sua televisão.

Tire a TV da tomada por alguns segundos

Antes de tudo, reinicie sua TV. Desligar da fonte de energia pode ser a solução para problemas mais simples como alguma falha corriqueira. Desligue da tomada, aguarde 30 segundos e ligue a televisão novamente. Reiniciar todo o sistema da TV pode ser uma solução simples e rápida para problemas de conexão com a internet.

Diagnóstico de rede

Alguns modelos mais recentes de televisão, geralmente possuem em seus sistemas uma opção de diagnóstico de rede. Ou seja, a TV vai procurar identificar o problema de conexão, e buscará soluções para ele.

Dessa forma, o próprio sistema da TV resolverá sozinho os erros de rede que impeçam a conexão com a internet. Para verificar se sua televisão possui a função, ou se deseja acessá-la, siga o caminho:

Configurações > configurações de rede/internet > diagnóstico de rede.

Problemas no adaptador de rede

Em alguns casos, pode ser que sua smart TV não conecte à internet por problemas físicos no adaptador de rede. Nestes casos, pode ser necessária a troca da peça, ou de componentes relacionados.

Para diagnosticar e resolver estes tipos de problemas, o ideal é que você procure uma assistência técnica especializada. Certamente um bom técnico saberá a melhor forma de resolver seu problema.

smart tv não conecta a internet

Quando o problema é na internet

Após constatar que a televisão não é a responsável pela falta de conexão com a internet, é hora de verificar se o seu modem/roteador está funcionando corretamente.

Verifique a velocidade de sua conexão

Há diversos sites que testam a velocidade da conexão de sua internet. Execute um desses testes e verifique se a velocidade disponível é a mesma contratada por você. Caso contrário, contate sua operadora de internet e informe o problema. Em geral, a operadora reseta o seu modem de forma remota e regula a velocidade de sua internet.

Interferência de outros dispositivos

Embora pareça banal, muitos dispositivos conectados na mesma rede wi-fi, podem deixar a conexão bem mais lenta que o normal. Por isso, tente desconectar todos os dispositivos da rede, para verificar se este é o problema.

Caso seja, evite navegar na internet enquanto sua TV estiver conectada. Vídeos, filmes e séries em alta qualidade demandam muito da internet, fazendo com que outros aparelhos não recebam a mesma velocidade.

Melhore a potência do sinal wi-fi

Uma das possibilidades da sua Smart TV não conectar à internet pode ser a baixa intensidade do sinal do wi-fi. As ondas do sinal sem-fio são muito vulneráveis a barreiras como móveis e paredes, que impedem sua chegada aos aparelhos.

Por isso, há diversas maneiras de melhorar o alcance do sinal do wi-fi. Para ampliar o sinal, posicione seu roteador em um local plano e alto. Evite colocá-lo em alturas muito baixas, dentro de gavetas ou atrás de móveis. Invista também em roteadores potentes e que possuam maio frequência de sinal.

Conecte sua Smart TV via cabo

Se acaso sua Smart TV não conectar de forma alguma à internet sem-fio, ainda há a opção de utilizá-la por meio do cabo Ethernet. Para realizar este passo, conecte um cabo Ethernet, ou seja, o cabo de rede que sai de seu modem, na porta de entrada chamada LAN na parte traseira de sua televisão. Feito isto, sua Smart TV estará conectada à internet. É uma alternativa enquanto você não leva sua TV a uma assistência técnica para corrigir o problema com o wi-fi.

Tentei de tudo e mesmo assim minha Smart TV não conecta à internet

Se acaso nenhuma das soluções que apresentamos surtiu efeito, talvez seja a hora de procurar uma assistência técnica especializada para que o defeito seja corrigido por um profissional qualificado.

Se acaso você quiser contar com a nossa ajuda, entre em contato! Afinal, ficaremos mais do que felizes em resolver seu problema da melhor maneira possível.

Somos uma assistência técnica de TVs, computadores, videogames e eletrônicos em geral. Estamos situados no Rio de Janeiro, e nosso laboratório está situado em Nova Iguaçu. Contudo, possuímos serviço e busca e entrega do seu aparelho, basta nos consultar para maiores informações.

Por fim, se acaso preferir deixar seus eletrônicos pessoalmente em nossas mãos, nossos endereços são:

SimConserta Centro RJ

Rua da Quitanda, nº 19, Sala 205, Centro, Rio de Janeiro –
RJ

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222A

SimConserta TV Duque de Caxias

Rua Ferreira Viana, nº 12 – Parque Duque, Duque de Caxias

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222

SimConserta TV Nova Iguaçu

Av. Abílio Augusto Távora n 2348, Jardim Alvorada Nova
Iguaçu – RJ (Próximo à Faculdade UNIG)

Telefone Fixo(21) 3844-1111

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta